Faces da Natureza

domingo, 20 de maio de 2012


Hormonas

Os testículos produzem as TESTOSTERONA que estimula a produção de espermatozóides e que também é lançado no sangue para estimular o aparecimento dos caracteres sexuais masculinos (pilosidade, aumento e desenvolvimentos dos órgãos reprodutores) e estimula o crescimento ósseo.
Produção de células sexuais masculinas (espermatozóides)


Os gâmetas masculinos são produzidos nos testículos  (gónodas). os espermatozóides começam a ser produzidos na puberdade e continuam para ao resto da vida (ao contrário das mulheres). Os testículos  produzem os espermatozóides e a hormona sexual masculina, a testosterona e é a  glândula hipófise, localizada no cérebro, que controla e regula o funcionamento dos testículos.
São formados por um conjunto de tubos pequeníssimos que se juntam nos epidídimos.
Tal como os óvulos, os espermatozóides têm amadurecimento. No inicio da sua formação são de maiores dimensões e à medida que amadurecem perdem a camada de gordura que os envolve e cresce-lhes uma cauda, o que lhes possibilitará um maior mobilidade.

Morfologia e fisiologia do aparelho reprodutor masculino


 órgãosmorfologiafisiologia
GÓNODAS  (são glândulas onde se dá a produção das células sexuais (Gâmetas))TestículosLocalizam-se na parte externa da cavidade abdominal, parte inferior. Têm forma ovóide e revestidos por uma bolsa, o escroto.Formação de espermatozóides. O facto de estarem no exterior permite a manutenção da temperatura ideal para a acção do espermatozóide.
VIAS GENITAIS(são os canais que transportam os gâmetas)EpidídimosSão canais todos enrolados e localizam-se na parte superior dos testículos.Conduzem os espermatozóides dos testículos para os canais deferentes
Canais deferentesSão 2 canais com cerca de 40cm que "nascem" no epidídimos, atravessam a cavidade abdominal inferior e atravessam a próstata acabando na uretra.Conduzem os espermatozóides dos canais deferentes para a uretra e onde se dá o amadurecimento dos espermatozóides.
UretraCanal ligado à bexiga e onde são ligados os canais deferentes.Conduz a urina do aparelho excretor e do sémen do aparelho reprodutor para o exterior do corpo.
GLÂNDULAS ANEXAS(são glândulas que segregam substâncias que asseguram o bom "estado" do gâmeta) Vesículas seminaisDuas glândulas que se localizam a cima da próstata na parte posterior da bexiga.Produzem e armazenam o líquido seminal que é excretado na ejaculação. O líquido produzido alimenta, protege e facilita a deslocação dos espermatozóides.
Glândulas de CowperSão duas pequenas glândulas situadas por baixo da próstata. Segregam um pouco de líquido que limpa a uretra, neutralizando os resíduos da urina.Segregam um pouco de líquido que limpa a uretra, neutralizando os resíduos da urina. Esta emissão de líquido produz-se antes da ejaculação, e pode conter espermatozóides vivos.
PróstataLocalizada na parte anterior do recto, glândula de forma ovóide, do tamanho aproximado de uma pequena noz.Produz o líquido prostático que é expulso na ejaculação também  protege, alimenta e facilita a mobilidade dos espermatozóides. 
ÓRGÃOS EXTERNOS
(
são os órgãos que intervêm directamente no acto sexual)
PénisÓrgão de forma alongada com cerca de 12 a 14 cm de comprimento. É atravessado pela uretra. Na sua parte anterior é constituída pela Glande que é revestida pelo prepúcio (membrana fina).Órgão externo que tem como função conduzir os espermatozóides até ao colo do útero.
EscrotoBolsa que reveste os testículos.Protege os testículos

Sintomas de tensão pré-menstrual

Os sintomas mais frequentes são: dores de cabeça, mudanças bruscas de humor, cansaço, tonturas, dificuldades de concentração, distúrbios no sono, cólicas, irritabilidade, retenção de líquidos, desejo de doces...etc.



Hormonas


Hormonas
  São substâncias químicas que controlam as actividades biológicas. 
  As glândulas endócrinas, os ovários e os testículos, produzem os gâmetas e as hormonas.
  Estas substâncias são introduzidas na corrente sanguínea e transportadas para as células  onde vão actuar.

  Os folículos ováricos produzem o estrogénio e progesterona que vão actuar nas paredes do útero, endométrio. 
  O estrogénio é ainda responsável pelas características do corpo da mulher, caracteres sexuais secundários (mamas e ancas).
  Os estrogénios são produzidos na fase folicular, ou seja, quando os folículos estão a amadurecer e dura aproximadamente 14 dias. Estimula a parede mucosa do útero para receber o ovo e posteriormente, estimula a sua reparação, caso não tenha havido fecundação. Aumenta a irrigação sanguínea
  A progesterona forma-se após a ovulação e estimula a reparação das paredes do útero, em conjunto com o estrogénio, para além de estimular a secreção de um líquido nutritivo pelas glândulas da mucosa (no endométrio).

Morfologia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino



órgãosmorfologiafisiologia
GÓNODAS(são glândulas onde se dá a produção das células sexuais (Gâmetas))OváriosSão dois, lado direito e esquerdo e localizam-se na cavidade abdominal parte inferior. Têm forma de amêndoa.Local onde são formados os gâmetas femininos, os óvulos.
VIAS GENITAIS(são os canais que transportam os gâmetas)Trompas de Falópiosão dois canais (direito e esquerdo), estão ligados ao ovário e ao útero. A ligação ao ovário faz-se por uma espécie de funil franjado (pavilhão da trompa)Canal por onde o óvulo desce do ovário ao útero.
ÚteroTem forma de pêra (muito pequena) e liga ao canal vaginal por uma espécie de cilindro  (colo do útero). A parede interna designa-se por endométrio.Local onde se dá a gestação do feto.Da descamação das paredes do útero, quando não há fecundação do óvulo, resulta a menstruação.
VaginaCanal elástico com cerca de 10 a 12 cm. Possui uma camada fina na entrada, o hímencanal onde o pénis é introduzido
ÓRGÃOS  EXTERNOS(são os órgãos que intervêm directamente no acto sexual)
V
U
L
V
A
Grandes e pequenoslábiosSão pregas de pele. Os pequenos lábios estão tapados com os grandes lábios.protecção da vagina
Clítoris Pequeno órgão eréctil que fica no interior dos grandes lábios na parte superior.órgão de grande sensibilidade
Orifício genitalOrifício que liga o exterior aos órgãos internosinício do canal vaginal

Puberdade

A puberdade (do latim pubere =cobrir de pelos), marca o início de um conjunto de transformações na forma do corpo, no funcionamento deste e até no comportamento.


Caracteres sexuais primários:
- Orgãos sexuais


Caracteres sexuais secundários



Níveis de prevenção da saúde:


  • Prevenção primária: está directamente relacionada com as vacinas. A utilização das vacinas permite combater doenças, na sua maioria mortais. As vacinas são substâncias que permitem ao ser humano, criar imunidade na presença dos agentes patogénicos (vírus e bactérias), através da formação de anti-corpos (produzidos pelos linfócitos) que atacam e neutralizam estes agentes. 
  • Prevenção secundária: está relacionada com os rastreios, tais como a higiene oral, a visão, o colesterol, glicose, hipertensão, etc. e com  a detecção precoce de doenças.  Estes rastreios são importantes porque é mais fácil de actuar no início de uma doença, evitando complicações no avançar da doença.
  • Prevenção terciária: diz respeito à reabilitação da doença. Exemplos: fisioterapia, programas de reabilitação para tóxico-dependentes e alcoólicos, intervenções cirúrgicas correctivas, etc.

Conceito de Saúde 

Nas antigas civilizações a saúde estava relacionada com superstições, algo que vinha de fora e invadiam o corpo humano.
Na época da revolução industrial as populações viviam em lugares com péssimas condições de higiene, por isso, surgiram grandes epidemias, como a tuberculose, pneumonia, sarampo, difteria e a varíola.
No séc XX, desenvolveu-se um novo conceito de saúde como uma sensação de completo de bem estar físico, mental e social.

domingo, 18 de março de 2012

Fenómenos que ocorrem na sistema digestivo:

Ingestão- É o acto de colocar os alimentos na boca.

Digestão – É o conjunto de processos físicos e químicos que têm como objectivo a simplificação de macromoléculas em micromoléculas.

Absorção- É a passagem das micromoléculas para o meio interno.

Defecação- É a eliminação das substâncias não digeridas e tóxicas para o meio externo através das fezes.
Boca
forma: orificio
localização: parte anterior da cabeça, central e inferior.
constituição: lateral:bochechas,posterior: véu do paladar, inferior: língua e maxilar inferior, superior: abóbada palatina e maxilar superior.
Faringe
forma: orificio (comunicação entre digestivo e respiratório);
localização: cabeça (cavidade torácica).


Esófago
forma: é um tubo que tem 20-15 cm de comprimento
localização: cavidade torácica central.


constituição: superior: faringe, inferior: estômago, frente: traqueia. Tem paredes musculares (contraem e dilatam - movimentos peristalticos).


Estômago
forma: é um saco que tem de capacidade máxima 1,5 litros, tem forma de J.
localização: cavidade abdominal, parte superior central, ligeiramente inclinado para a direita.
constituição: superior: esófago, inferior: intestino delgado. Tem paredes m
usculares (maior dilatação no tubo digestivo).
constituição: superior: boca, anterior: esófago, epiglote: tapa o digestivo quando usamos o respiratório.


Intestino delgado
forma: é um tubo que tem aproximadamente 7,5 metros e 2,5 cm de diâmetro.
localização: toda a cavidade abdominal.

constituição: superior: estômago, inferior: intestino grosso.

O estômago tem válvulas coniventes, que existem para aumentar a área de absorção e digestão.
Vilosidade intestinal: é uma camada de células que permite a absorção das macro para as micro moléculas.
Intestino grosso
forma: é um tubo que tem aproximadamente 1,5 metros e 5 cm de diametro.
localização: cavidade abdominal.
constituição: superior: intestino delgado, inferior: recto. Tem paredes musculadas e divide-se em 4 colóns.


A união do intestino delgado com o grosso faz-se através da válvula íleo-cecal.

Recto
forma: é uma extensão do intestino grosso, onde se armazenam as fezes, tem de 10 a 12 cm.
localização: cavidade abdominal inferior posterior.
constituição: superior: cólon sigmoide, inferior: anus.

Anus
forma: é um orifício.
localização: cavidade abdominal inferior posterior.
constituição: superior: recto, inferior: nada. Possui dois esfíncteres chamados de esfíncteres anais.

Roda dos Alimentos






















  • Cereais, derivados e tubérculos (Glícidos) - 4 a 11 porções = 28%
  • Hortícolas (Sais Minerais e Fibras) - 3 a 5 porções = 23%
  • Fruta (Vitaminas) - 3 a 5 porções = 20%
  • Lacticínios (Prótidos e Cálcio) - 2 a 3 porções = 18%
  • Carnes, pescado e ovos (Prótidos) - 1,5 a 4,5 porções = 5%
  • Leguminosas (Fibra) - 1 a 2 porções = 4%
  • Gorduras e óleos (Lípidos) - 1 a 3 porções = 2%
Em todos os sectores há água!!

Leis Alimentares

  • Lei da quantidade: Nós devemos ingerir alimentos em quantidade suficiente para satisfazer as nossas necessidades.
  • Lei da qualidade: Devemos diversificar (ingerir alimentos variados).
  • Lei da adequação: Idade, sexo, tipo de actividade e estado de saúde - devemos ingerir alimentos de acordo com estes factores. A idade e o sexo são muito importantes.
  • Lei da harmonia: Devemos ingerir alimentos em quantidade suficiente variando o tipo de alimento adequadamente de acordo com a idade, sexo, tipo de actividade e estado de saúde e ainda de acordo com a proporção existente na roda dos alimentos.

Caloria: É a quantidade de energia que é preciso fornecer a 1 litro de água para que este aumente 1 litro.

  • 1g de prótidos fornece 4kcal
  • 1g de lípidos fornece 9kcal
  • 1g de glúcidos fornece 4kcal

Funções Principais e Secundárias dos Nutrientes

sábado, 17 de março de 2012

Sais Minerais

Cálcio - Constitui os ossos e os dentes, em conjunto com o flúor, constitui o esmalte dos dentes.
Excesso: Cálculos renais e biliares e fraqueza óssea.
Carência: Fraqueza óssea e cáries.

Flúor - Constitui, em conjunto com o cálcio, o esmalte dos dentes
Carência: Cáries.

Ferro - Constitui a hemoglobina do sangue, regula a quantidade de oxigénio no sangue.
Carência: Anemia

Sódio - Faz parte do sal, constituinte dos fluidos circulatórios, importante em conjunto com o potássio na transmissão de impulsos nervosos.
Excesso: Em conjunto com o excesso de cloro, contribui para pressão arterial alta.
Carência: Deficiências nas reacções bioquímicas e na transmissão de impulsos nervosos.

Cloro - Faz parte do sal, constituinte dos fluidos circulatórios, constitui o suco gástrico.
Excesso: Em conjunto com o excesso de sódio, contribui para a pressão arterial alta e excesso de ácido no estômago que pode provocar úlceras gástricas.
Carência: Deficiências nas reacções bioquímicas e problemas na digestão.

Potássio - Importante em conjunto com o sódio, na transmissão de impulsos nervosos, importante para os músculos.
Carência: Deficiências na transmissão de impulsos nervosos e fraqueza muscular.

Magnésio - Importante para os músculos e actividade cerebral.
Carência: Fraqueza muscular e problemas de memória.

Iodo - Regula a glândula tiróide.
Carência: Bócio e cretinismo

Sódio e Cloro - Fazem parte do sal e constituem os fluidos circulatórios.
Excesso: Pressão arterial alta.
Carência: Deficiências nas reacções bioquímicas

Potássio e Sódio - Regulam os impulsos nervosos.
Carência: Deficiências na transmissão de impulsos nervosos.

Nutrientes

Factores que influenciam a alimentação das populações

Ao longo dos tempos a alimentação tem sido influenciada pelos seguintes fatores:

Sócio-culturais:
  • Guerra
  • Etnias/Tribos
  • Religião
Económicos:
  • Riqueza/Pobreza
  • Guerras
  • Economia
Geográficos:
  • Clima
  • Relevo
  • Localização geográfica
  • Isolamento geográfico